(reprodução/google)
  1. Entender um sistema ativo

Em primeiro lugar, o individuo necessita entender os conceitos básicos de computação, isto é:

  • Entender como funciona um computador: o que há nele?
  • Como ele liga / desliga?
  • Quais dispositivos podem se unir e em qual lugar (USB, Firewire, HDMI …)?
  • Como mexer uma impressora?
  • Como se liga a uma rede wifi?

Você necessita entender as bases da informática, assim como o pedreiro constrói os alicerces concretos da casa antes de levantar a estrutura.

Para entender a arquitetura dos computadores, saiba como reconhecer:

  • O monitor ou a painel;
  • A torre / a CPU que abriga o processador (às vezes a CPU é integrada com o monitor, este é o caso da maioria dos modelos fixos da Apple);
  • Teclas e mouse, ligados em modo com ou sem cabo;
  • Dispositivo exterior para se conectar: ​​modem, impressora, scanner, disco rígido exterior, chave USB, megafone (jack neste caso), muitas vezes plugados nas portas USB da sua “torre”.

Se você está partindo a estudar o computador e / ou sua conhecimento digital é próxima de zero, você pode descodificar alguns tutoriais na Internet, inclusive este guia para iniciantes que detalhar os principais itens um computador, bem como os jargões fundamentais da computação.

(reprodução/google)

  1. Aprenda ciência da computação: navegue na Internet

Não estamos falando em se transformar em um desenvolvedor web, evoluir o código-fonte e conhecer HTML, pelo menos agora, mas saber navegar na Internet com facilidade, sem medo de danificar o seu computador e sem pedir socorro para aquele seu amigo geek!

Para se unir à Internet, você necessita de um provedor de acesso à World Wide Web, a frase em inglês por trás do famoso “www” que antecede a maioria das URLs. Portanto, não é difícil, pois hoje existem muitos provedores no mercado vendendo seus serviços com preços mais baratos.

Não vamos discutir as ofertas, mas saiba que:

As imitações estão na assinatura do plano (com ou sem assinatura. E preste atenção às dadivas especiais limitadas somente ao primeiro ano);

Os preços alteram em função da agilidade da conexão com a Internet (velocidade de download e upload) – de 1 mega a 90 mega por exemplo;

Alguns mais utilizados são:

  • Internet Explorer (agora modificado por Edge)
  • Mozilla Firefox;
  • e Google Chrome.

Os clientes de Mac (computadores da marca Apple) tem preferencia por o Safari, o navegador da Apple, que funciona muito bem.

  1. Domine o editor de texto

Um curso do pacote Office é a fase para começar a usar os recursos do computador.

Mas não é preciso passar por uma instituição de ensino de informática para conhecer os conceitos básicos de computador, assim como o próprio Word!

Vários cursos e tutoriais gratuitos estão disponíveis na web!

Saiba como fazer um relatório de reunião, atualizar seu currículo, elaborar uma lista de compras ou redigir e-mails:

Tudo isso passa pelo software de edição de texto como o Word. Porém, para os mais profissionais ou perfeccionistas – pelos softwares de editoração eletrônica como QuarkXPress e Adobe InDesign.

Se você não quer enriquecer a Microsoft também não, você pode acessar um software livre, como o OpenOffice, desenvolvido pelo Apache.

Se você for esperto, proponha uma troca com um amigo: um curso grátis de informática em troca de um almoço, tudo é negociável, cabe a você descobrir o ponto fraco do seu amigo!

Além disso, você vai precisar criar uma conta de e-mail (o Gmail é um dos melhores fornecedores do mercado, completamente garantido e gratuito até 15 GB de dados) e ajustar  o sistema de e-mail como o Thunderbird (Windows / Mac), Apple Mail (apenas Mac) ou Outlook.

  1. Aprender informática de A para Z também é conhecer alguns softwares fundamentais

Nós não estamos falando em como se tornar um programador, mas aprender os conceitos básicos de algum software que pode ser extrema utilidade para você:

Software de publicação de fotos, como o Photoshop (desenvolvido pela Adobe):

Publicação de vídeo para elaborar filmes com família (você pode adicionar créditos e legendas, criar sequências estéticas, colocar uma trilha sonora…);

Entender HTML se você planeja criar sites.

  1. Faça a preservação básica do seu computador

Ao observar aos tutoriais gratuitos na web ou procurar na Internet o termo preservação do computador, você atende rapidamente umas dicas fáceis de executar com regularidade:

  • Limpeza de tela e teclado;
  • Desempoeirar o cache do seu navegador,
  • Apagar arquivos temporários;
  • Formatar uma chave USB;
  • Remover o interior da sua CPU;
  • Ou mesmo desativar um programa de modo correto…

Você vai ficar muito orgulhoso, quando perceber fez tudo sozinho, sem precisar pagar pelo serviço profissional.

3 Dicas Para Fotografar Em Alta Qualidade!

Artigo anterior

Tenha o Sinal de Wi-Fi perfeito, confira!

Próxima artigo

Você vai gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Computadores